.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Review: The Walking Dead S03E06 “Hounded”

Por Luana Levenhagen

A postagem a seguir possui Spoilers (revelações da trama) do episódio "Hounded" e dos acontecimentos anteriores da série The Walking Dead.
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Depois dos acontecimentos de tirar o fôlego do episódio Killer Within com a morte de Lori e T-Dog, Hounded segue a mesma linha do episódio anterior Say the Word, diminuindo um pouco o ritmo alucinante dessa terceira temporada. Muita gente criticou essa aparente perda de ritmo da história, mas eu acho que ela é essencial. Não dá para se ter sempre episódios como Killer Within ou então o Vatos da primeira temporada em que há o ataque da horda ao acampamento, se não, não sobrará mais nenhum sobrevivente para contar história. Hounded foi sim um episódio mais lento, mas que sem dúvidas contribuiu extremamente para o andamento da narrativa.

O episódio começa com Michonne sendo perseguida por Merle e mais três capangas enviados pelo Governador para matá-la. Alguém ainda duvidava que o todo poderoso de Woodbury fosse deixá-la simplesmente sair de seu reino sem nenhuma punição? Ela até faz um “mordedorgrama” avisando-os para voltar, antes que fosse tarde demais. Como não a ouviram, consegue fugir matando dois dos capangas e sendo coberta por tripas de zumbi, só que com um tiro na perna, mostrando que nem a espadachim badass é invencível. Muita gente ficou surpresa pelo fato de ela não conhecer o mais eficiente repelente de zumbis, usado por Rick e Glenn na primeira temporada. Mas isso tem uma explicação bem convincente: como ela sempre andou com suas duas mascotes, nunca precisou encontrar outra forma de passar despercebida pelos errantes. Com a fuga de sua presa, Merle, fazendo jus a sua fama de pilantra, mata o seu comparsa restante e se dirige para Woodbury para contar ao Governador a lorota de que matara Michonne, uma vez que ela se dirigiu para a perigosa “Zona Vermelha” e, provavelmente, morreria por lá


O "mordedorgrama" de Michonne

Logo depois somos levados de novo para a prisão, e Rick atende o misterioso telefonema. O outro lado da linha diz que faz parte de um grupo que está em um lugar seguro, mas não pode dizer onde é. O policial desesperado pelo fato de ter dois filhos, sendo um deles recém-nascido, implora para que esse grupo os aceite, mas tudo o que tem como resposta é que eles discutirão o caso e retornarão a ligação em 2h. Confesso que fiquei dividida entre Rick estar tendo uma alucinação, principalmente quando o Hershel vai lá ver como ele está, e aquela ligação estar realmente acontecendo. Conforme o outro lado da linha revelava que conhecia muita da vida dos que estavam na prisão, eu comecei automaticamente a formular mil teorias, ao melhor estilo da época de Lost: havia câmeras e escutas na prisão? A ligação partira de Woodbury ou de outro lugar? Alguém os estava espionando? A resposta para essas perguntas com certeza daria uma ótima subtrama, mas a realidade foi singela e contributiva para o andamento da história. Rick, na verdade, estava falando com Amy, Jim, Jacqui, e sua esposa Lori. Com uma atuação comovente de Andrew Lincoln, essa alucinação foi o que permitiu a Rick superar um pouco da culpa e dor pela morte da esposa e, finalmente, seguir em frente para cuidar de seus filhos e do grupo.

Enquanto isso, Daryl, Carl e Oscar (um dos prisioneiros) estão limpando outro bloco da prisão, e Daryl resolve contar a Carl como sua mãe morreu, procurando ajudar o garoto a superar a morte de sua própria mãe. Apesar de ser uma cena facilmente descartável, é a primeira vez que Carl conta que ele mesmo atirou em Lori, o que mostra de uma vez por todas, não só para audiência, mas para os membros de seu próprio grupo, que Carl finalmente cresceu e, como seu pai disse na temporada anterior, não há mais tempo para ser criança. Aquilo tudo era real, bem como a morte de sua mãe. E é no meio dessa limpeza que Daryl acha a faca de Carol em um errante, o que para ele pareceu como uma prova definitiva de sua morte.


Depois de seu confronto na floresta, Michonne se dirige à cidade aproveitando o fato de estar temporariamente “invisível” aos errantes, quando avista um carro chegando e corre para se esconder. Saem do carro Glenn e Maggie que foram para a cidade procurar mais fórmula para bebê. Antes que Michonne se decida se é ou não uma boa ideia se apresentar, Merle surpreende os dois querendo saber do paradeiro de seu irmão. Glenn, mostrando que aprendeu alguma coisa em todo esse tempo, não cai na conversa fiada de Merle, e diz para ele que dirão para Daryl ir até lá o encontrar. O problema é que o pilantra é ainda mais esperto, e consegue dominar Maggie e levar os dois para Woodbury. Lá, Andrea mostra mais uma vez o seu gosto pelos piores tipos possíveis e cai na conversa fiada de Philip, se é que seu nome é mesmo esse. A adesão do Governador na série foi extremamente positiva, uma vez que possibilitou a criação de uma subtrama política que abre novas possibilidades para a narrativa. Ruim para Andrea, que cada vez mais retrocede como personagem, perdendo grande parte da personalidade que conquistara na temporada anterior. No meio de todo esse caos, o vislumbre da possibilidade de finalmente levar uma vida relativamente normal é uma grande tentação, mas esperava-se que depois de tudo que a loira passou, ela ao menos desconfiasse um pouco dessa brincadeira de casinha com o Cesar da cidade. Não desconfiou ou não se importou muito, e acabou indo para cama com o Governador. E é nesse momento que Merle chega para contar as novidades. Perdera três homens, mas “matara” Michonne e, de quebra, ainda trouxera dois integrantes de seu antigo grupo que poderiam indicar a localização de seu irmão e do local em que estavam alojados.

Na cena final, Rick depois de ter voltado a si, em uma cena comovente finalmente segura sua filha no colo pela primeira vez. Enquanto isso no corredor da prisão, Daryl aparentemente abalado com a morte de Carol, abre uma porta com raiva para matar um zumbi agonizante e, para sua surpresa (e somente sua), a encontra lá dentro bastante debilitada. Tinha ficado bastante óbvio que Carol ainda estava viva, pois além de ela ter conseguido se esconder com ajuda de T-Dog, os produtores não iriam simplesmente descartá-la sem nem mostrar a sequência de sua morte.
E então Rick passeando com sua filha na área externa, é surpreendido por uma figura que se aproxima: Michonne, no meio dos zumbis, segurando uma cesta cheia de fórmula para bebês.

Hounded não foi um dos melhores episódios da temporada, mas preparou bem o terreno para o encontro iminente entre os núcleos da prisão e de Woodbury e muito mais que virá pela frente nessa excelente terceira temporada.

0 comentários:

Postar um comentário